terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

DEUS, DESPERDÍCIO E… MENSTRUAÇÃO?!


De novo a palavra do SENHOR veio a mim, dizendo: "Filho do homem, quando os israelitas moravam em sua própria terra, eles a contaminaram com sua conduta e com suas ações. Sua conduta era à minha vista como a impureza menstrual de uma mulher."
Ezequiel 36.16, 17
Somos como o impuro—todos nós! Todos os nossos atos de justiça são como trapo imundo. (Leia-se "trapos usados para reter o fluxo da menstruação")
Isaías 64.6a

Há um sentido muito interessante nessas afirmações. A descarga menstrual de uma mulher não é só sangue, nem é excremento, mesmo que seja imundo. O ciclo menstrual é a preparação para o útero receber, abrigar e alimentar um bebê. Uma série de transformações acontecem para que a mulher se torne apta para carregar uma nova vida gerada em seu ventre. Nessa preparação, novos tecidos são formados, nutrientes são investidos e energia é gasta para que uma a vida vingue – o cumprimento do propósito de todo o organismo.
Entretanto, quando chega o tempo em que a semente de vida se implantaria nos novos tecidos preparados para ela, e a semente não vem, todo aquele investimento e trabalho começa a se desmanchar e escapar, desperdiçado, muitas vezes com algum grau de dor e sofrimento, sempre com incômodo.
Para Deus, um povo escolhido, resgatado, ensinado e amparado que ainda insistia em fazer o mal é tão desperdiçado como todo o esforço de um corpo para receber um bebê que não chega. É algo que deveria ser maravilhoso, mas que se torna inútil, rejeitado e, de fato, imundo. É de se surpreender que Deus ficaria irado em ver tantas bênçãos como as que Ele deu serem desprezadas? É de surpreender que Deus teria nojo de um povo que desperdiçasse tantos benefícios? Não que Deus tivesse Se surpreendido ou Se frustrado. O fato de a mulher saber exatamente o que vai acontecer a cada mês não diminui o incômodo ou a inconveniência da "regra". Deus sabia exatamente o que aconteceria, e fez fielmente que Ele mesmo tinha prescrito na Lei para essa situação. Que bom que Deus não desperdiça nem mesmo os nossos desperdícios.

Quanto aos nossos "atos de justiça", isso precisa de mais contexto.
Desde os tempo s antigos ninguém ouviu nenhum ouvido percebeu, e nenhum olho viu outro Deus, além de ti, que trabalha para aqueles que nele esperam. Vens ajudar aqueles que praticam a justiça com alegria, que se lembram de ti e dos teus caminhos. Mas, prosseguindo nós em nossos pecados, tu te iraste. como, então, seremos salvos? Somos como o impuro—todos nós! Todos os nossos atos de justiça são como trapo imundo. murchamos como folhas, e como o vento as nossas iniquidades nos levam para longe.
Isaías 64.4-6
O problema continua sendo aqueles que desprezam a vontade de Deus, mas o foco da imundice está naquilo que eles fazem. O pecador não regenerado por meio de Cristo vive para si. Ele não quer saber de, quanto menos fazer o que agrada a Deus. Só deseja fazer suas próprias vontades. Tudo que ela fará será voltado para ela mesma – no máximo, para o próximo ou para o planeta, talvez até para ganhar o favor de Deus, mas nunca para dar graças e glória a Deus. É sempre voltado para o eu.
Esta é a raiz do pecado: uma pessoa basear toda a sua existência (identidade, propósito e procedimento) em qualquer outra coisa que não seja o seu Criador, a saber, Deus. Isso faz com que qualquer coisa que essa pessoa faça seja direcionada, igualmente, para qualquer outra coisa que não seja o seu Criador. Assim, qualquer coisa que essa pessoa faça, por mais nobre e altruísta que seja, será tão desperdiçada quanto a preparação do útero para um bebê que nunca virá.
É por isso que o profeta diz do povo que seus "atos de justiça são como trapo imundo". Até as tentativas de fazer o bem nada mais eram do que uma forma de reter aquilo que é inútil e vil aos olhos de Deus. Não tinham propósito nenhum exceto tentar estancar vez após vez após vez o refugo de uma vida desperdiçada, tornando-se tão inútil e vil quanto aquilo que devia absorver.

A menos que a nossa existência (identidade, propósito e procedimento) estiver em Cristo, por meio da fé nEle, nada do que fizermos será mais do que isso. Estando nEle, já é um exercício constante conter o desperdício e fazer tudo para a glória dEle, visto que nossa natureza tende a buscar nossos próprios maus desejos, nossa própria exaltação, refugo aos olhos do Criador. Não podemos desperdiçar tudo que Deus nos deu com obras que não rendem a Ele frutos de vida.

2 comentários:

Lucas e Dani Tutui disse...

Querida, que texto excelente! Que o Senhor continue a te usar.
Primeira vez que entro no seu blog, hehe.
Abração! Ass. Tutui

Juliana disse...

Perfeito!

www.maternidadecrista.com